15 abril 2010

Cansadas da ditadura da copa

A imprensa económica e a de tricas concordam: os seios grandes estão fora de moda. Substituam-se.



- Os teus seios têm um toque estranho...
- Oh! É porque são naturais.
Steve Martin e Sarah Jessica Parker em "Viver e Amar em los Angeles", 1991

Desde que se soube que o material dos implantes mamários franceses era rasca que o pânico se instalou no seio das copas D. As mulheres correram a escrutinar a nacionalidade das suas 'meninas' e houve mesmo quem - num inaceitável gesto de chauvinismo mamário - anunciasse na imprensa de referência lusa que os seus implantes eram "americanos" - os fãs não tinham nada que se preocupar. A verdade é que, observada a realidade com alguma minúcia, Portugal continua em contraciclo: se os sinais vindos de fora são de que os seios siliconizados estão a minguar, por cá ainda se vive um verdadeiro boom.

Enquadramento histórico. Foram uns bons 18 aninhos entre o aparecimento do surpreendente wonderbra e a caça ao silicone decretado pela imprensa rosa portuguesa. A questão que se colocou com o aparecimento do sutiã que "unia e elevava" era conceptual: do ponto de vista masculino, o wonderbra era um embuste ou não, dado que não se sabia a virtude do que 'espremia', pelo contrário ameaçava não ser o que prometia? Já no Verão de 2008, o divertimento das revistas do social passava por exibir um antes e depois das maminhas das criaturas do Jet7, com algumas delas a negar veementemente qualquer procedimento, saltando aos olhos o preenchimento súbito de 300 ml, em ambos os quadrantes.

Ninguém sabe quantas mulheres em Portugal já fizeram este procedimento por razões estéticas. Contudo, a verdade é que mesmo por cá é cada vez mais difícil encontrar uma copa A em boas marcas de lingerie como Chantal Thomass ou a La Perla - já se quiser um 34D é mato.

Mas um dia as big boobs deixariam de estar na moda - mesmo com toda a treta psico-sexo-analítica para agradar os homens. Além do mal que faz uma Victoria Beckham anoréctica passar de um 34 A para um 34 DD, ela (logo ela!) ficaria obviamente farta de ter algo em si tão permanentemente evidente e incontornável. A posh spice deixou de querer carregar o seu peso em silicone. Não é, pois, surpreendente que sejam as mesmas mulheres que 'abusaram' que agora estejam felizes a exibir essa ausência, essa inexistência (sendo que tal equivale a um implante copa B). O movimento de remoção de seios falsos está aliás a tomar proporções gigantescas, o que leva analistas a falar em "declínio do sex-appeal da cirurgia estética" e de uma adaptação do ideal de beleza a um período de menor exuberância económica. Desde que a bolha rebentou que o silicone começou a esvaziar. Cita-se a família Osbourne, Drew Barrymore, Pamela Anderson, Jennifer Connelly e uma série de outras notáveis de Bel Air que não faço ideia quem possam ser e que estão na lista 'reduzidas'.

Ora posto isto, e tendo em conta o zeitgeist já é possível fazer um pequeno receituário de senso comum para a mulher hesitante. Sim, é verdade que quem põe explode em auto-estima. Sim, já se sabe desde Desmond Morris que os homens gostam delas grandes mas não se deixe ir por eles, não se deixe ir por material barato, e aqui não estou a falar dos marmanjos mas dos implantes que rebentam, mas acima de tudo salte etapas e imagine que já está farta, e se calhar está bem é assim, e se estivesse a remover, qual o tamanho que escolhia - o que tem? Ah, ah et voilà!

A verdade é que tudo isto é uma grande mentira. Nem a cirurgia estética está a desaparecer nem os implantes vão acabar. Há sim uma reconceptualização. Após um período de exageros e artificialismo segue-se um recentramento para o que é 'natural'. Só que este 'natural' no caso dos seios é o que não parece ser 'falso'. Os cirurgiões vão tirar grandes e substituir por médias e perfeitinhas e de forma extraordinariamente estóica as mulheres vão-se submeter desta feita silenciosamente para parecer que nada aconteceu. Tudo igual, portanto.

Ideal de beleza



A Disney não esteve por meias medidas e proibiu mamas falsas nos seus filmes . No próximo Piratas das Caraíbas ("Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides") Jack Sparrow já não se irá enfeitiçar com o colo artificial de Keira Knightley mas sim com a natural Penélope Cruz. É irónico como uma empresa que só trabalha com efeitos especiais exija tal predicado de veracidade às suas actrizes.

Texto publicado na edição da Única de 10 de Abril de 2010
Luis Pedro Nunes (www.expresso.pt)

17 comentários:

__Drina__ disse...

Boa tarde Butterfly,
Penso que à mais ou menos dois meses deixei aqui no teu blog o meu primeiro comentário, anunciando que depois da preciosa ajuda do teu blog e outros apoios fundamentais, finalmente decidi seguir em frente, e marquei a minha cirurgia no dia 30 de Março, faz hoje pouco mais que 15 dias que fui operada. Estou Feliz com o resultado, às vezes, mal consigo acreditar que as tenho aqui comigo e já não é só um sonho! =)
Sei que sou nova, tenho apenas 21 anos mas acho que foi uma boa altura para o fazer afinal de contas, é a altura certa para tirar o maior partido do meu corpo, na minha juventude. De modo algum considero prematura a minha decisão, contudo, agora que "já cá cantam" tenho algumas duvidas, pois apesar do procedimento realizado, não deixei de me cultivar em relação a esta matéria, e ultimamente tenho ouvido/lido algumas afirmações que me deixaram um tanto ou quanto preocupada. E refiro-me no momento as deslocações e deformações da prótese.
Gostaria de saber se é assim tão fácil que isso aconteça. Se as deformações são imediatamente perceptíveis ou só se começam a notar passados alguns meses!?
Se os movimentos/deslocações, não me refiro necessariamente à queda da prótese/apoptose, mas sim o movimento desta, para a esquerda para a direita, o aparecimento de deformações, é assim tão comum ou é preciso a ocorrência de traumas menores ou maiores para que isso se verifique!?
Devo ter algum cuidado especial? Na compra de soutiens, nos movimentos, nas actividades. E não me refiro somente aos primeiros dois meses em que devemos ser especialmente cautelosas e que estamos impedidas de fazer desporto.
Última pergunta, não sei se será pertinente, é direccionada para ti Butterfly, espero que não leves a mal. Li por aqui que tens os teus implantes à algum tempo, já precisaste de corrigir algum até agora?
Estou intrigada porque, eu coloquei aproximadamente 300 ml e já li em alguns sítios que é o máximo que se deve colocar a alguém da minha estrutura (1,62 m, 52 Kg) e ainda, o implante foi colocado à frente do músculo. Confesso que não escolhi nem o tamanho nem tão pouco a técnica, deixei ao critério do médico e até agora considero que ele escolheu bem, e os que sabem do procedimento também concordam, dizem até estar muito natural. Quanto à minha opinião, mesmo que ainda com algumas reservas porque tenho medo de falar antecipado, até então, sinto-me uma Mulher Completa e Atraente. E isso é bom de sentir.
Contudo o medo persiste após a dúvida instalada, por isso, agradecia muito que alguém, Butterfly, testemunhos ou entendidos deixassem algumas notas sobre o assunto, se possível. Até porque algumas pessoas já têm prótese à muito tempo e a experiência é conhecimento precioso para mim.

Desculpa a maçada Butterfly e Obrigada pela atenção, Drina.

Anónimo disse...

peito grande nunca vai estar fora de moda, isto é movido sim(!) pela enorme opinião dos tais marmanjos com a sua ditadura de quanto maior melhor e se houver uma terceira é uma fartura. Claro que a auto-estima de cada uma também pesa no mercado da selicone mas pensemos, não será pela opinião do sexo masculino que a auto-estima das mulheres fica tão à deriva quanto ao tamanho do seu peito? Eu sou mulher, bem novinha ainda, e nunca me importei com o tamanho do meu peito, era uma pequenino 32 naquele tempo, até que a melhor amiga tinha um valente peito (pracima de 38) e eu era posta de lado por todos os rapazes, passado isto e agora namorando (engordei e uso um 36, sim uma grande diferença) o meu namorado é o tipico homem que fantasia com peitos de tamanho que poderiam ser rivais dos dinaussauros do jurassic park. Claro que voltou a mexer bastante com a minha auto-estima mas estou a trabalhar para cuidar de mim 1º, aceitar-me como sou porque fora estes 2 episodios da minha vida sempre estive em paz com o tamanho do meu peito. Com isto não estou a dizer que sou contra quem poe selicone, cada um faz o que quer. Nao é melhor nem pior das com peito natural. uma opiniao nao muito bem estruturada mas espero que entendamo que quero dizer...

Ana

ps - http://yeeeah.com/wp-content/uploads/2009/08/keira-knightly-topless-chanel-ad-untouched.jpg

Ana disse...

Olá,

Gostava de saber se alguma de vocês já ouviu falar de aumento via o umbigo. Tenho visto no Entertainment channel, no dr. 90210, mas esta técnica não parece existir ainda em Portugal. Aparentemente pode ser uma excelente alternativa para não se entrar pelo mamilo.

Parabéns pelo blog, que é muito util e já fazia falta em Portugal que é um país muito conservador.

beijinhos

filipa disse...

Olá Purple Butterfly, venho depois de já alguns comentários neste blog (que muito me ajudou a finalmente ter coragem de querer fazer aumento mamário) e finalmente marquei a operação. Vai ser em Coimbra, nas minhas férias de verão, vai ser submuscular, pela aureola, e 265ml. Já não tenho dúvidas, apenas receios da cicatriz por não ter conseguido encontrar em lado nenhum da net exemplos de pessoas que estivessem dispostas a partilhar fotos do resultado, por isso mesmo eu quando for operada se deixares, venho aqui falar da minha experiência e deixar o meu email para quem tiver com os mesmos receios me possa contactar que eu vou fazendo evolução fotográfica da cicatriz e de todo o processo do pós mamoplastia. Muito obrigada pela criação deste blog.
Beijinho Filipa pequenita80@gmail.com

Mariana disse...

Olah Ana, tbm vejoo Dr. 90210 e essa tecnica tbm me interessava, pesquisei e fiquei sabendo que o aumento via o umbigo sao proteses vazias que uma vez colocadas no devido lugar sao preenchidas com o auxilio de uma seringa de "soro" , eh a famosa "protese salina" quando fui a primeira consulta no Hospital privado da trofa com o Dr. Edgardo Malheiro ele me disse que ja nao se usa proteses salinas pq elas dao um aspecto mto artificial, e nao sao confortaveis...eu me operei a quase 15 dias por via axilar e posso te disse que estou a cicatrizar bem e que provavelmente se continuar assim a minha cicatriz nao se vera mais. Espero ter te ajudado, mas te aconselho de conversar isso com o medico que escolheres. beijoss

Anónimo disse...

Olá Ana,
pelo que o meu médico me disse, essa técnica já é antiga, disse-me inclusivé que já não se fazia há anos.
Se é verdade ou não, não faço ideia, pensei que fosse o último grito, e ia optar por essa, apesar de ser bastante dolorosa, creio eu, mas o facto de não ficar com cicatrizes visíveis nos sítios comuns deixou-me completamente decidida e maravilhada. Pelos vistos não era bem como eu pensava... tal como tu também eu via o Dr. 90210, aliás, religiosamente, só deixei de ver porque já só têm passado episódios repetidos e eu já vi todos.
Enfim, espero ter ajudado, e também creio que em Portugal essa técnica não se use... boa sorte na tua procura! ;-)
Beijinhos

V.

suttaya disse...

olá meninas. preciso da vossa ajuda urgentemente.. fiz há 3 dias a minha operação, coloquei 285cc com o dr celso. meço 1.69 e peso 55kg. tenho 18 anos. um dos peitos está muito mais inchado, e o outro ja desinchou um pouco. no entanto, tenho algum receio de que fiquem muito pequenas.. costumam desinchar muito? :s e já agora, ainda me doem um bom bocado, quanto tempo demoram as dores a passar, mais coisa menos coisa? e ao fim de quanto tempo ficam com o seu aspecto mais ou menos final? por favor respondam o mais brevemente possivel, uma vez que estou a entrar um bocado em stress com o tamanho que escolhi lol.. beijinhos

Madalena disse...

Olá Suttaya, é natural que agora estejas com dúvidas, um pouco dorida e que te custe especialmente levantar os braços.
É normal também, que cada mama tenha um pouco o seu "ritmo" para reduzir. Fica atenta se essa diferença é muito grande e muito mantida ao longo do tempo. Dentro de uns dias vais ao médico não é? Nessa altura ele vê se está tudo a decorrer de forma normal.
Quanto às dores... depende também de pessoa para pessoa. Já tive "doentes" que ao fim de uma semana eu já posso fazer praticamente todos os movimentos com os braços, e posso mobilizar as próteses sem que isso lhes cause dores especiais. Outras que passadas três semanas ainda não conseguem vestir o casaco sozinhas (também porque só iniciaram os tratamentos nesta altura). Se notares que a tua recuperação está muito atrasada, pede ajuda a um Fisioterapeuta experiente na área (se quiseres diz-me em que área do país te encontras que eu posso perceber que colegas especialistas há nessa zona). A vantagem de fazeres umas sessões (a média são 5 a 6), é que numa semana estás a mexer-te praticamente sem dores, e com as mamas muito menos inchadas. Não são só aplicadas técnicas de drenagem linfática manual, mas também outras técnicas que te ajudam a recuperar a mobilidade dos braços, a aumentar a mobilidade das próteses (que devem ficar completamente móveis e descoladas dos tecidos circundantes) e a melhorar a própria aparência da cicatriz trabalhando-a e aconselhando a aplicação de pomadas ou pensos que reduzam o risco de hipertrofia (a cicatriz fica grossa e "alta).
Quanto ao tamanho. Acho que optaram por uma boa dimensão. Pela tua estrutura és magrinha, e és novinha, por isso, mais volume talvez ficasse um pouco exagerado. Depois quando fores mais velha caso queiras, pões um pouco mais. Pensa que se tivesses posto mais, terias mais dores agora ;)
O que elas "encolhem" depende de pessoa para pessoa, mas varia entre os 10 a 25%.
É engraçado que 90% das minhas "doentes" afeiçoa-se ao tamanho delas "inchadas" e começam a ficar assustadas quando começam a perder o edema (inchaço). As restantes 10% dizem-me assustadas "isto encolhe mais não encolhe?!".
Demora cerca de 2 meses para poder dizer "é assim que vão ficar". É em média nessa altura que as mamas assumem o "toque" e a textura definitivas e as próteses tornam-se mais móveis (uma mama natural mexe!).
As melhoras!

filipa costa disse...

olá Madalena,
eu vou fazer a cirurgia em Agosto e gostava de recuperar o melhor e o mais rápido possível da mesma. Será que me pode enviar o seu contacto para falar consigo sobre isso? O meu email é pequenita80@gmail.com
Obrigada :)

ju disse...

Ola eu estou com 5 dias pos operatorio e ja me sinto lindamente. Ontem removeram me os drenos entao aí foi ca um alivio.
Mas estou em duvida em relaçao a essas sessões que me parecem ser importantes na minha recuperação. Quanto é que custam em media essas sessoes? O meu medico aconselhou me e eu gostaria de saber o que é melhor...sou enfermeira e se calhar tambem poderia fazer algo em casa para ajudar ou complementar a minha recuperaçao com essas sessões.
Agradecia alguns conselhos.
beijinhoos e boa recuperaçao a todas.

Anónimo disse...

Olá Patrícia!!

Primeiramente..parabéns pelo seu blog..vi sua mensagem no site do Dr. Carlos e parece que tenho o mesmo problema que vc tinha de mamas tuberosas...meu médico me incicou a prótese anatômica..quanto à aréola ele não disse nada..eu que disse que queria diminuí-las, mas tenho medo das cicatrizes, pois sou morena clara!! Gostaria de saber como foi sua cirurgia..se colocou a prótese anatômica ou a redonda e se reduziu as aréola!! Muito grata!!

Madalena disse...

Olá Enf. Ju!
Quatro dias com drenos? Isso drenou quantos cc's? É "bastante" tempo.
As sessões ajudam a pessoa a recuperar a sua funcionalidade o mais rápido possível. Porém, sendo enfermeira aconselho-te a pelo menos um mês sem fazeres grandes esforços ao nível de enfermaria...
Que tipo são as tuas próteses? Foram retro musculares? A incisão onde foi? Tudo isto são factores que alteram um poucos os timmings de recuperação.
Eu tenho tido bastantes assistentes de bordo ou médicas dentistas, que em pouco mais de uma semana ou duas têm de estar completamente operacionais para trabalhar... E elas têm sentido que a Fisioterapia lhes ajuda imenso.
Ao inicio as sessões são mais de drenagem e um pouco de mobilização da prótese e membros superiores. Estou habituada a receber as senhoras passados 3 ou 4 dias de operadas, por isso ao inicio não realizo qualquer técnica que traccione a pele de uma forma que possa abrir a sutura. É tudo executado muito suavemente, por isso pode ser iniciado mesmo com pontos. Depois conforme o tempo vai passando, as sessões tornam-se um pouco mais "vigorosas" na mobilização das próteses (mas tudo sem dor!!). Em casa poderás fazer uma suave mobilização das próteses, para cima e para baixo e para os lados de dentro e de fora. Deverás também, aos poucos, ir tentando pôr as mãos atrás da cabeça e atrás das costas (como se quisesses desapertar o soutien). Realiza estes exercícios sem dor, nesta fase não insistas muito. Poderás também aplicar gelo, protegido com um pano nas zonas que sintas mais inflamadas, mas nunca mais dos que 10 ou 15 minutos (não deixar horas a fio!).
Manda-me por mail onde é que vives, assim poderei encaminhar-te para alguém com formação avançada na área. Os preços, dependerão do profissional...
Aqui fica o contacto: aneladam@hotmail.com
As melhoras!

ju disse...

ola, eu estou a recuperar muito bem e tenho sido aconselhada por alguns fisioterapeutas...sem duvida numa semana a piscina fez me um desenvolvimento muito grande...o meu membro superior dto estava muito mais limitado do que o esquerdo e aos poucos e com muito cuidado fui fazendo exercicios em piscina de agua quente onde relaxava todos os musculos e agora ja nado quase sem dificuldades nenhumas...ainda nao tenho um mes de pos operatorio e ja me sinto quase a 100%. Aconselhei me com o meu medico sobre isto claro, ele disse me k ja podia começar o exercicio e eu fui aos poucos ganhando cd vez mais funcionalidade.
Faço massagens todos os dias com um creme prescrito e sinto as cd vez mais minhas...quanto ao meu trabalho fui para o hospital 15 dias depois e so nu 1 dia é k me custou um pouco mas depois ja estava outra. Hj faço tudo e pego em bebes (tou na pediatria) raramento claro mas quando o faço sinto me muito bem nd de dores.
Hoje fui finalmente ao treino e nadei bem devagarinho, fiz a minha natação sincronizada e estou quase perfeita, falta me apenas mais elasticidade no membro dto.
A minha cirurgia foi nu dia 6 de Maio, via axilar, e foi por cima do musculo, nao sei quanto coloquei (nem quero saber), estaO medias e ficam me muito bem.
Agora vou fazer daqui para a frente aos poucos todos os exercicios de acordo com aquilo que posso e estimular acima de tudo para nao perder funcionalidade.
A natação ajudou me imenso. O que me custa mais é no balneario as minhas colegas de equipa que fixam olhares em mim. Ainda tenho uma certa vergonha de me despir perto delas pk elas conheceram muito bem o meu corpo antes da cirurgia e eu nao admiti aquilo que fiz, nem tenho que admitir na minha opiniao pk ng tem nd a ver com isso...é uma coisa nossa.

Patricia disse...

Ola meninas!

Fico feliz por ver que este site ajuda muito as meninas que estao a pensar fazer esta mamoplastia mas nao teem coragem-

Aqui fica o meu site para verem o me relato!

Era muito bom haver mais sites com testemunhos na 1pessoa, fotos com os tamanhos que
e o que muita gente tem duvida, a pregunta mais frequemte é: Sera que vai ficar como eu gosto?

Sim porque uma pessoa passa por muita coisa para depois nao ficar satisfeita com o resultado!!

Passem no meu http://www.mamoplastiaaumento.blogspot.com/


Beijinhos!!

Gosto muito deste bllog!! Parabens e nao o deixes de actualizar.. =)

Catia disse...

<Olá
Fiz uma maoplastia de aumento com cicatriz na axila. Foi uma opção minha porque o medico explicou-me as varias hipoteses. as proteses são redondas e o peito fico bestial.
As consultas e o seguimento são exemplares e recomendo a todas a Faccia em Lisboa.

Anónimo disse...

ola.esta msg é para a madalena que disse à enf. ju se ela queria o nome e numero de alguns profissionais,acho q fisioterapeutas,para se poder fazer massagens para o peito ficar menos duro entre outras coisas,é que o meu peito tá um pouco duro e tenho algum liquido,dizem-me q é normal mas tenho medo que seja seroma e q tenha alguma complicação. sou de castelo branco e fiz a mamoplastia de aumento há uma semana. obrigada.

Madalena disse...

Olá anónima! Parabéns pela decisão!
Envie-me um e-mail para aneladam@hotmail.com que eu envio-lhe o contacto.
Se eu estivesse de férias até eu lhe fazia :P tenho casa aí perto!
As melhoras!!!