12 fevereiro 2009

por cima ou por baixo do músculo?!

Um assunto muito discutido aqui no blog é a questão da colocação da prótese por cima ou por baixo do músculo.

Despois de ver esta mensagem, decidi pesquisar um pouco mais sobre o assunto...




En nuestro país, Argentina, es común hacerla de esta forma por comodísmo, por interés económico del médico y porque a la gente siempre se la engaña, no dicen toda la verdad y ocultan los riesgos estéticos del afloramiento bajo la piel de las sinuosidades, las ondulaciones propias de la prótesis. Bajo la piel de la parte superior del seno, en casi todas las posiciones se asoman pliegues que son la antítesis del resultado buscado. De tomar la decisión de operarse no hay que dejarse llevar por el entusiasmo ciego y preguntar sin culpa; retromuscular garantiza mejor resultado, pero los médicos le escapan porque da más trabajo. A mi mujer le pasó esto que les cuento...despues de seis meses de operada!! Queda una arruga muy fea y ella esta profundamente desilusionada, acomplejada...e indignada! Yo perdí mucho dinero y esfuerzo y sufro su tristeza. El médico busca su beneficio y no aconseja siempre bien; RETROGLANDULAR es una bomba de tiempo, nunca se sabe como va a quedar;

Franco Medici.




A cirugia de aumento mamario pode realizar-se num dos espaços anatómicos disponiveis:

1-sub-glandular (entre a glandula mamária e o musculo peitoral ) - SG
2-sub-muscular (entre el musculo peitoral e as costelas) - SM

Cada umas das técnica deve adequar-se à paciente e não o contrário. Um bom cirurgião, deve ter total capacidade para realizar tanto a tecnica SG como a SM .
Os criterios de colocação SG o SM podem ter ligeiras variantes, segundo a formação cirurgica do cirurgião e a sua experiência, mas podem definir-se alguns criterios comuns:






Criterios para SM
1 quando a paciente é muito magra, úma vez que o pouco tecido de cobertura existente deixaria notar a forma da protese (polo superior redondo)
2 quando se opta por realizar a incisão por via axilar
3 quando há antecedentes familiares de tumores mamarios
4 quando se realiza uma reconstrução mamaria


Criterios para SG
1 quando se pretende colocar um implante de pouco volume e existe tecido de cobertura (pacientes que têm volume, mas querem um pouco mais)
2 quando há ptosis mamaria (mamas caídas)
3 quando as mamas são tuberosas
4 quando a paciente é gimnasta e realiza grandes esforços com o músculo peitoral


Vantagens de uma e outra:

Tecnica SM
1 polo superior mais natural
2 conserva-se com maior frequencia a sensibilidade da areola
3 há menor diferença de temperatura entre a mama e o resto do corpo
4 pode-se colocar grandes volumes sem que a mama descaia (ptosis)

Tecnica SG
1 é mais facil para o cirurgião
2 ganham a forma final mas rapidamente
3 podem realizar-se em pacientes gimnastas


Desvantagens:

tecnica SM
1 mais trabalhosa e complicada para o cirurgião
2 requere maior experiencia no tratamento do músculo peitoral
3 a forma final demora um mês a atingir
4 aconselha-se não realizar exercícios que usem os músculos peitorais, especialmente com pesos

tecnica SG
1 - diminuição da sensibilidade da areola
2 - maior diferença de temperatura entre a mama e o corpo
3 - maior tendencia à queda do peito, dependendo do volume do implate
4 - polo superior redondo em caso de pacientes magras
5 - mais casos de contractura capsular





15 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Td bem?
Em tempos já tinha deixado aqui comentários,questões,dúvidas...
Agora estou de nova disposta a avançar com isto,mas precisava falar com alguem sobre este assunto!
Tenho 26 anos e há mt tempo q me sinto mal por não ter peito...é uma sensação horrivel e deves ter sentido o mesmo durante tanto tempo...
Tou decidida a avançar,mas tenho tanto medo q algo corra mal..só o medo me está a impedir :( :( nada mais!!
Fizeste com que médico?Conheces o Dr. Seixas Martins da Clinica Atlanta?Depois de quanto tempo podemos ir à praia,não é fazer topless é só ir a praia de Bikini lol

Obrigada e bejinhos

Filipa

Anónimo disse...

Olá!!

Tudo bem?No ano passado tinha falado ctg por aqui sobre esta cirurgia...acho que este ano é que vou mesmo em frente :) ainda estou um pouco indecisa com o formato..nao quero bola,nem gota...percebes?o tamanho estava a pensar 36C.como ficaram as tuas?
Beijinhos, Filipa

zana disse...

vou fazer uma mamoplastia de aumento retromuscular ...tenho 1,60 e peso 49kg...como sou muito magra o doutor paulo costa do hospital da prelada disse que esta é a melhor opção mas ser ser um pós operatorio doloroso e recuperação mais lenta...mas para mim vai valer a pena...o valor da cirugia vai ficar entre os 3500euros com 2 dias de internamento...dia 21 de dezembro lá vou eu...

Anónimo disse...

Há um ano eu fiz a cirurgia.
Tenho 1,60 de altura e 53Kg. Não tinha nada de seios, e me sentia mal por ter qualdril largo e pernas grossas. Coloquei 260ml abaixo do músculo, pois não tinha tecido suficiente pra cobrir a prótese, ficaria aparente e artificial demais. Hoje uso sutien M e as mamas ficaram muiiito naturais, ninguém em eprgunta se eu implantei. Porém, me arrependi de não ter posto um pouco mais, 280 ou 300ml, porque tenho mamas bem separadas e com mais um pouco ficariuam mais unidas. Então, é bom lembrar que o formato não muda, se seus bicos são retos, as mamas ficarão mais próximas, se são trtos para o lado, ficará do mesmo jeito só que maior!Por baixo do músculo dói muito depois, mas vale a pena gente, porque vc não se sente uma SILICINADA, as pessoas não vão dizer: "Olha que silicone bonito que ela pôs" Elas vão diz\er: "Olha que peito bonito, é durinho!!!" hehehe, é super legal isso, não notam que é prótese!

papoila disse...

Olá!

Em primeiro lugar, os meus sinceros parabéns à fundadora do blog, é uma ajuda fantástica!
Fiz a minha cirurgia nesta semana, correu muito bem, coloquei 245ml anatómicas com revestimento de poliuretano à frente do músculo. Foi há 5 dias, e ainda tenho duas laranjas duríssimas... nota-se imenso o rebordo da prótese na parte de cima, será normal? E o tamanho, vai diminuir não vai?... Ainda faltam uns dias para voltar ao médico, se alguém me puder esclarecer, sempre ficava (ou não!) mais descansada...

Perola disse...

Oi,coloquei silicone faz 8 dias,coloquei atras do musculo,a dor esta mto intensa,ao tossir,espirar,respirar fundo parece que vai explodir,to com roxos por baixo da axila,e na barriga,mas coloquei por baixo dos seios,sou bem magrinha,por isso coloquei por baixo do musculo,mas n to suportando tanta dor,e to com intestino preso tb,vai passar?quem ja colocou e passou pelas mesmas coisas me responda :/

Anónimo disse...

olá Perola ........coloquei no dia 13 de junho 355cm numa e 325cm noutra mamoca, com o dr. celso cruzeiro, passei a primeira semana horrivel mas hoje estão lindas, muito normais e redondinhas, as negras são normais e é provavel que va para outros locais do corpo, não te assustes.
não tive drenos e foi por de baixo do musculo, é de facto muito dificil não sei como é possivel vir no mesmo dia para casa, eu fiquei entrenada uma noite e só nos 2 seguintes é que me senti um poucoquinho melhor, passado ai 10 dias comecei a fazer de tudo e passado 15 fui trabalhar, hoje em dia tenho ainda algum desconforto em sertos movimentos a nivel dos musculos mas nada de mais. mas tenho uma copa c, com decote avantajado muito bonitinhas, e que o marido adora. beijocas e as melhoras vai passar......

Anónimo disse...

Ola! Esta a acontecer-m o msm q tu, fui operada ha 10 dias e ainda tenho algumas dores e as mamas mt duras.. É normal?

Simone disse...

Eu fiz ha +- 5 anos, coloquei 355 ml em cada, por cima do músculo, mas eu achei que caiu muito rápido, depois de 1 ano.
Eu coloquei porque eu queria que ficasse durinho, agora penso em diminuir, mas eu queria saber, seria melhor colocar por baixo do músculo pra manter ele durinho?

selma disse...

Vou fazer minha cirurgia dia 8 de janeiro, vai ser embaixo do musculo, tenho 1,63m e 61,5k, vou colocar 325ml, estou muito feliz e ansiosa também....depois vou postar aqui o resultado da cirurgia.

Glaucya Priscila disse...

Oi gatas estou nuito anciosa vou colocar as minhas em janeiro
o medico me indicou por debaixo do musculo to com medo dimais da dor pos cirurgia muito confusa ai meu Deus rsrrrs eu vo fazer abdome tbm sabe odeio sentir dor gente que duvida cruelMais sei la o que fazer penso na beleza e na dor alguem pode me façar quanto tempo mais ou menos a gente sente dor?

Anónimo disse...

ola boa noite eu fiz uma mamoplastia tirei as gorduras das pernas e barriga para colocar no peito gostava de saber se o peito passado uns anos desaparece? ouço tanta gente a dizer isso,pussseram me as gorduras por baixo da mama nao se ve nada da cicatrizaçao

Anónimo disse...

Ola, eu botei proteses a um mes, hoje ainda estão um pouco inchadas... Botei 340ml por baixo do músculo. A primeira semana foi horrível, sentia dor pra fazer tudo, deitar e levantar então era às piores coisa, sentia uma pressão parecia q ia explodir. Na segunda semana já começou a diminuir às dores e já larguei os remédio. Eu estava com medo q ficassem mt grandes pois tenho 20 anos 1,60 de altura e peso 52kg, mas não ficaram até menores do q eu imaginava, por baixo do músculo fica mais natural, não cai e facilita nos exames de mama. Não me arrependo de ter posto por baixo do músculo o resultado já está ótimo e vai ficar melhor ainda quando a prótese tomar mais forma.

Mari disse...

Boa noite! Estava nesse dilema de colocar por cima ou por baixo do músculo. Depois de pesquisar muito com pessoas que já colocaram e passar por avaliações de vários médicos, cheguei a conclusão que realmente prefiro suportar a dor e colocar por baixo do músculo. Não sou expert no assunto, mas por tudo que aprendi e pesquisei, é que geralmente o médico indica prótese por cima do músculo quando a pessoa digamos que já tem um tamanho de mama significativo, por exemplo, pessoas que já amamentaram. Quando a paciente não tem nada, ou tem pouco é indicado colocar atrás do músculo. O fato é que quando a prótese está por cima do músculo quem segura ela é a pele, logo dependendo da quantidade que você vai colocar a chance de cair com o tempo é muito maior do que quando colocada atrás do músculo, pois nesse caso quem está segurando a prótese é o músculo e vamos combinar que o músculo é bem mais forte do que a pele. Acredito que o mais indicado é que a pessoa que tem interesse de colocar silicone passe por várias avaliações e que perceba quando o médico está realmente preocupada não só com o momento da cirurgia, mas sim com o futuro, afinal o silicone passará a fazer parte de sua vida por longo período e você não quer transformar isso em um arrependimento né?! Beijos, boa sorte!

Anónimo disse...

Olá!

Já alguém fez a cirurgia com o Dr. Mário Mendanha?