03 setembro 2008

Qual a idade ideal para colocar prótese de mama?

Sem dúvidas, a mamoplastia de aumento é hoje uma das mais procuradas cirurgias plásticas. Creio que isso se deva a vários factores: Primeiramente, houve nas últimas décadas uma valorização das mamas, da sensualidade dos seios. Vejo a Gisele Bündchen como embaixatriz desta tendência. Ela foi a primeira modelo de sucesso “com seios” e difundiu o seu padrão de beleza por todo o mundo. Segundo, a melhoria das técnicas, segurança e bons resultados, fizeram que mais pacientes optassem pela prótese de mama.

Na minha opinião, a mamoplastia de aumento é a cirurgia com melhores e mais rápidos resultados entre as plásticas. Isso deve-se ao facto da cirurgia poder ser com anestesia local e sedação, alta no mesmo dia, a paciente poder retornar ao trabalho em dois dias e o resultado ser visível imediatamente. É comum a paciente operar na sexta e trabalhar na segunda feira. Outro factor a considerar: a paciente que procura aumentar as mamas geralmente tem um biótipo favorável, na maioria das vezes magra e esguia, valorizado sobremaneira depois da colocação da prótese.

Por ser muito difundida e comentada, recebo sempre muitas perguntas sobre esta cirurgia. Uma pergunta recorrente é sobre a melhor idade para aumentar as mamas. Para respondê-la, vamos ponderar alguns factos:

1) Hoje, cada vez mais, as mulheres curtem a juventude, deixando para ter filhos mais tarde, perto dos 30 anos.

2) O esplendor da beleza é por volta dos 20 anos.

3) A prótese de mama não atrapalha em nada na amamentação

Sendo assim, creio que a melhor idade é durante a juventude, quando a mamoplastia de aumento valorizará a beleza da mulher, além de aumentar a auto-estima, permitindo que aproveite do resultado da cirurgia nos seus mais dourados anos.

Logicamente, a pergunta seguinte será: E depois de amamentar, a cirurgia não será prejudicada? O que acontecerá com a amamentação é que a mama sofrerá uma distensão e poderá ter posteriormente algum grau de flacidez, que ocorrerá também sem a prótese. Interessante, porém, é saber que as mamas pequenas, ou seja, as candidatas para mamoplastia de aumento, costumam diminuir ainda mais depois da amamentação. Logo, a troca da prótese por uma um pouco maior, corrigirá esta leve flacidez.

Sendo assim, não acho necessário ter filhos antes de colocar a prótese mamária. Na verdade, acho que a mulher deve operar na juventude, aproveitar ao máximo a idade em que estará mais bela, ter os filhos depois e, após tê-los todos, fazer um último ajuste.

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Sem comentários: